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Qualidade e Segurança do Paciente

Assistência Segura e Serviços de Qualidade

Uma das nossas premissas é promover a segurança na assistência e qualidade dos serviços. Para isso, desenvolvemos o comitê da Qualidade que atua em prol de melhorias, tendo como objetivo ampliar o desempenho de indicadores de satisfação dos nossos clientes e gerenciamento de riscos.

Comissão e Comitê da Qualidade

Formados por profissionais da área da área assistencial e administrativa, a Comissão e o Comitê da Qualidade do Hospital Paulistano tem como objetivo analisar os pontos passíveis de melhoria e disseminar as ações entre os colaboradores do hospital.

Planos e Programas Institucionais

A instituição elaborou planos e programas institucionais para facilitar a definição de metas e o acompanhamento das ações visando a qualidade e segurança de nossos serviços:

  • Plano MMU -"Gerenciamento e Uso de Medicamentos";
  • Plano de Segurança das Instalações;
  • Plano de Proteção;
  • Plano de Gerenciamento dos Sistemas de Infraestrutura;
  • Plano de Gerenciamento de Risco do Ambiente -Rádio Proteção;
  • Plano de Gerenciamento de Risco do Ambiente –Biossegurança;
  • Plano de Gerenciamento de Riscos do Ambiente -Produtos Perigosos;
  • Plano de Segurança Contra Incêndio e Antitabagismo;
  • Plano de Gerenciamento de Riscos do ambiente –Resíduos;
  • Plano de Gerenciamento de Equipamentos Biomédicos;
  • Plano Emergência Interna e Externa -Atendimento à Múltiplas Vítimas; Catástrofe, Desastre e Epidemia
  • Plano do SCIH;
  • Plano da Qualidade e Segurança do Paciente;
  • Plano da Comunicação e Informação;
  • Plano de Programa de Cuidado Clinico Continuado -Cuidados Paliativos.

Indicadores

Durante o ano de 2022 conquistamos melhorias significativas nos indicadores de Qualidade e Segurança do Paciente, entre eles, as Metas Internacionais de Segurança do Paciente.

Essas medidas buscam identificar, monitorar e, até mesmo, prever eventos adversos que podem causar consequências negativas aos pacientes durante os cuidados com a saúde. Por isso, para os próximos anos, o objetivo é continuar buscando a melhoria e manter os indicadores acima da meta.

Gerenciamento de Riscos

Além dos indicadores, o Comitê também acompanha mensalmente o gerenciamento de riscos. Riscos gerenciados são os riscos definidos institucionalmente para serem acompanhados devido ao seu potencial para causar danos ao paciente ou a probabilidade de que a ocorrência seja alta pela recorrência de execução da atividade.

Campanha de Higienização das Mãos

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realiza periodicamente a Campanha de Higienização das mãos com a participação de todos os colaboradores. Todos os anos, a campanha é realizada com treinamentos práticos e teóricos in loco.

Uso de Álcool em Gel

A instituição coloca à disposição dos colaboradores, clientes e visitantes, dispensadores de álcool em gel em todos os leitos, com intuito de disseminar a cultura de higienização de mãos e reduzir a taxa de infecção hospitalar.